Notícias

Fundo Ambiental apoia dois novos Patrimónios Naturais Mundiais da UNESCO

Naturais Mundiais da UNESCO

(Imagem: Jornal Público)


O Arquipélago dos Bijagós (Guiné-Bissau) e o Parque Nacional de Maputo (Moçambique) foram recentemente inscritos na Lista de Património Natural Mundial da UNESCO. A decisão, tomada na 47.ª sessão do Comité do Património Mundial, reconhece a importância ecológica destes territórios.

A Cooperação Portuguesa tem contribuído ativamente para a valorização destas áreas através do Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e Energia, em articulação com o Camões, I.P.

Em Moçambique, o Fundo Ambiental cofinancia o projeto “Uma Costa Próspera de Elefantes”, promovido pela Fundação Peace Parks, para reforço da gestão do Parque Nacional de Maputo. Na Guiné-Bissau, apoia o Projeto ProBijagós, em parceria com o IBAP e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, centrado na conservação e capacitação técnica local.

Estes resultados demonstram o impacto concreto do investimento do Fundo Ambiental português fora de fronteiras, afirmando o seu contributo para a conservação global da biodiversidade, em linha com os compromissos internacionais assumidos por Portugal na área do ambiente e do clima.