Notícias
"Bebidas + Circulares" e "Quando do Velho se faz Novo" recolhem mais de 22,6 milhões embalagens de bebidas
O balanço dos projetos “Bebidas + Circulares” e “Quando do Velho se Faz Novo” promovidos pelo consórcio APIAM/APED/PROBEB foi apresentado na conferência “Preparar o Futuro das Embalagens de Bebidas: Ecodesign + Economia Circular”, que aconteceu em Lisboa, no dia 8 de março.
Ambos os projetos desenvolveram soluções inovadoras para incentivar a devolução de garrafas pelos consumidores nas 33 máquinas distribuídas pelo País. No total, foram recolhidas mais de 22,6 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, a que correspondem mais de 770 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem.
No decorrer dos projetos “Bebidas + Circulares” e “Quando do Velho se Faz Novo” foi realizado um estudo comportamental com o objetivo de avaliar o desempenho e a adesão dos consumidores à iniciativa. O estudo demonstrou que a maioria dos inquiridos revelou a intenção de utilizar máquinas de devolução automática de embalagens de bebidas, um resultado a ter em conta na criação e implementação de um futuro Sistema de Depósito de Embalagens.
O estudo concluiu também que a retoma de embalagens de bebidas através de máquinas é um instrumento poderoso para promover a reciclagem de alta qualidade e a valorização do plástico PET, das latas e do vidro, garantindo a circularidade destes materiais.
O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” foi financiado a 100% pelo Fundo Ambiental através do Aviso nº 12599/2019. O relatório final do Aviso pode ser consultado aqui.