Notícias

Avaliação externa ao Projeto Piloto para a Cogestão do Parque Natural do Tejo Internacional

Projeto Piloto

O Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional é uma iniciativa emblemática do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, que apostou numa nova forma de gestão – participativa e colaborativa - de uma área protegida e foi materializado num Protocolo de Colaboração, assinado em 18 de abril de 2017, envolvendo os três municípios (Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão), o ICNF, a Quercus, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), num total de sete parceiros. 


Considerando que os objetivos visados com este Projeto Piloto exigiriam uma avaliação externa da sua concretização, que permitisse conhecer como e em que medida deveria ser ajustado o modelo concebido por forma a poder ser replicado noutras áreas protegidas, de abril de 2018 a maio de 2019, esteve em curso um processo de avaliação externa a este Projeto Piloto. 

Esta avaliação foi apoiada pelo Fundo Ambiental e esteve a cargo de peritos da Federação EUROPARC (a rede para o património natural e cultural da Europa, constituindo, como tal, um órgão representativo de áreas protegidas da Europa). Procedeu-se, desta forma, à avaliação do modelo de gestão implementado e foram emitidas diversas recomendações para aplicação do modelo de gestão às restantes áreas protegidas. As diversas recomendações feitas no âmbito desta avaliação externa foram decisivas para a definição da lei da cogestão de áreas protegidas e constam no relatório final elaborado no âmbito desta avaliação.